Arraial do Cabo

 Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
Arquivo pessoal

"Paraíso do Atlântico, como é chamada por seus habitantes, Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas paisagens de nosso litoral: dunas, restingas, lagoas, praias e costões paradisíacos. Toda esta natureza, junto com o jeito simples de seu povo, sua arquitetura e tamanho de cidade do interior, a apenas 140 Km do Rio de Janeiro, fazem desta cidade um convite ao turista. Mas para os mergulhadores Arraial revela um tesouro: seu fundo do mar." "...embora localizada na Região dos Lagos e tendo como vizinhas as badaladas Cabo Frio e Búzios, a cidade mantém características típicas de uma vila de pescadores."

Vista do Pontal do Atalaia

"O Fenômeno da Ressurgência (um fenômeno de raríssima ocorrência), tão comentado e muitas vezes mal explicado, consite no afloramento à superfície de águas profundas (350 metros) e frias que por estarem em uma região onde a luz solar não alcança (afótica) são ricas em nutrientes, em maior quantidade que as das camadas superficiais, esgotadas pelo intenso consumo dos organismos presentes (fitoplâncton) que, pelo processo da fotossíntese, transformam a matéria inorgânica em orgânica. Essas micro-algas servem de alimento para os animais microscópicos, que, por sua vez, constituem o alimento dos pequenos peixes, formando a base da cadeia alimentar. Com a deposição, no fundo do mar, dos dejetos dos animais, seus corpos mortos, carapaças, etc., e pela ação das bactérias anaeróbicas tudo é remineralizado, sendo transformado nos chamados sais nutrientes, que através do fenômeno da ressurgência subirão à superfície reiniciando o ciclo. "


foto Arquivo pessoal
Arraial é conhecida como a capital do mergulho, as praias são lindas de aguas cristalinas, meu unico lamento é que na minha visita choveu muito, mas mesmo assim percebi as belezas naturais, é uma peninsula cheia de praias, a cidade é pequena, o atrativo realmente é o mergulho,os passeios de barco e desfrutar de muita tranquilidade e neunhum burburinho.


Foto Arquivo pessoal

Lugar simpatico que quero voltar para fazer esse passeio de barco(mesmo tendo horror a qualquer tipo de navegação) vi fotos lindas do tal trajeto. Se voce precisa de um "tempo" é o lugar perfeito, fiquei na Pousada da Capitão,  aconchegante, tranquilo e bom preço, e fiquei apaixonada pela Pousada Sentinelas do Mar o visual dela é qualquer coisa a parte...

Fica a Dica
Bjos

Comentários