Um pouco da Arquitetura Romana


Roma é uma cidade linda, absurdamente rica em termos culturais e de valor histórico inestimável. 
A todo momento a Cidade Eterna nos transporta ao passado 
em que era sede de um dos maiores impérios que o mundo já viu.

"A arquitetura romana recebeu influências dos etruscos, que viviam desde o ano 1000 a.C. na região hoje chamada Toscana, ao norte da Itália. Foram construtores de arcos e abóbadas, e o arco ogival é contribuição sua. Roma também recebeu influência da arquitetura dórica do território que conhecemos como o sul da Itália, mas que na época constituía a Magna Grécia, pois era habitada por um dos povos gregos, os dóricos. Em suas construções há um predomínio das platibandas sobre as colunas. A arquitetura romana segue as ordens gregas e difundiu a ordem coríntia, chegando a criar a ordem compósita, acrescentando robustas volutas jônicas ao capitel de folhas de acanto, de ordem coríntia. Construiu também cúpulas para imitar a abóbada celeste. Mesmo tendo seguido a arquitetura de um outro povo, os romanos alcançaram impressionantes resultados pelo emprego de tijolos, pedras comuns e de mármores, assim como o emprego de argamassas hidráulicas e argamassas comuns. Nas edificações romanas reconhecemos quatro estilos arquitetônicos:
1º - a platibanda, à maneira grega;
2º - a introdução de arcos entre as colunas embaixo do entablamento;
3º - arcos apoiados sobre colunas, fragmentando os entablamentos,
4º - a utilização de cúpulas.
Os romanos construíram templos, termas, teatros, anfiteatros, circus, basílicas, arcos de triunfo, colunas comemorativas, estátuas e túmulos."


Arcos                                            Aqueduto




Gostei  desse pequena introdução a Arquitetura Romana do site Diretorio de Arte, lembro que li sobre o assunto quando fiz História da Arte no primeiro periodo da faculdade (seculos atrás rss) dizem  que se desde criança repara-se demais nos prédios é porque talvez se interesse por arquitetura um dia, bom eu sou curiosa de natureza e sempre andei olhando pra cima,(ando até hoje) percebendo detalhes, sempre gostei de Historia e em arquiteura  le-se muito sobre todo esse hitorico. É interessante perceber detalhes que para maioria não é nada, conhecer porque foi pensando. Uma grande parte dos arquitetos acham ultrapassado, mas ainda pode-se ver a influência romana em novas contruções, acredito que porque ainda não "inventaram" nada tão interessante depois do Modernismo, acabam trazendo de volta a arquitetura antiga.

Comentários

  1. Adoro cidades históricas, acho de uma beleza e riqueza indescritíveis!
    Minha mãe está em Roma hoje e eu fiquei triste de não poder ir passar uma semaninha lá com ela, pois não conheço... mas as fotos só dão mais vontade ainda, né? :)
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Visite nosso blog!!
    Bolsas com design exclusivo com
    preços incríveis!!
    bjoss
    www.coramoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lê
    Eu também gosto muito. Que pena que vc não pode ir. Tenho amigos que ja viajaram para lá e as fotos são incrivéis!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana... Qdo vi que o título era sobre Roma vim correndo ver!!!
    De todas as cidades da Europa que tive o privilégio de conhecer, Roma é a mais encantadora. A cada esquina uma coisa a ser vista, a cada olhar um "descobrimento". É um lugar mágico!! Sou APAIXONADA por Roma.
    Mil beijos Si

    ResponderExcluir
  5. Si
    É um lugar que espero poder conhecer, na verdade minha vontade é toda Europa!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. isso me ajudou muito valeu mais queria saber se o coliseu romana é só romano ou greco romano ??? bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!
Obrigada por sua visita e comentário.
Sempre respondo no post.

Ana Carla Araujo
arqteturas@gmail.com

Obs.:
- Todos os comentários moderados;
- Se quiser deixar sua URL/site/blog comente usando opção OpenID;