terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Art Nouveau

 Gaudi

 O art nouveau (arte nova) foi um movimento que surgiu na Europa, entre 1890 e 1910. Essencialmente decorativo, voltado ao design e à arquitetura, influenciou também o universo das artes plásticas. Recebeu nomes diferentes nos diversos países onde se manifestou: style nouille (estilo macarrônico) na França; style coup de fouet (estilo golpe de chicote) na Bélgica; modern style (estilo moderno) na Inglaterra; jugendstil (estilo da juventude) na Alemanha; style liberty (estilo livre) na Itália.

O
art noveau preocupava-se com a originalidade da forma, tinha relação direta com a Segunda Revolução Industrial e com a exploração de novos materiais, como o ferro e o vidro (principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética), e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida, que teve grande influência nos cartazes.


O art nouveau surgiu como uma tendência arquitetônica inovadora do fim do século 19: um estilo floreado, em que se destacam as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.

Os edifícios apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas. Os mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antoni Gaudí, expoente do movimento na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o Parque Güell e a Casa Milá, em Barcelona. A Catedral da Sagrada Família é outra obra sua de destaque. Um grande representante no Brasil foi Eliseu Visconti.

 

Tenho uma simpatia quase infantil pelo Art Noveau, apesar de achar que algumas vezes pareça um pouco sombria; os floreados das escadas e detalhes de corrimãos em prédios da época são encantadores. Tem muita matéria sobre o assunto pois foi um momento muito importante na história da estética e do design. Leia um pouco mais sobre aqui e aqui.

Outras novidades todos os dias no Facebook e no Instagram.
E muitas outras idéias no Pinterest!
SnapChat - blogarqteturas
Passa lá!

5 comentários:

  1. Você já viu o filme Julieta dos espiritos de Felinni... a casa que se passa o filme tem uma estética Art Noveua... Muito Bonito. Abraço Marcílio http://twitter.com/avelinoMARCILIO

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcilio
    Não conhceço esse filme, vou procurar.

    Obrigada pela dica e visita.
    Otima semana
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana,
    Sempre acesso o seu blog, depois de hoje sobre Art Nouveau, gostaria de saber se vc tem algum material sobre o movimento high tech dos anos 80?
    Grata pela sua atenção!
    Márcia (mhomci@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Márcia
    Não tenho, mas é uma otima idéia para post, vou fazer uma pesquisa sobre o assunto e colocar aqui no blog.
    Obrigada pelo coment e visita.
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Hello there! I just would like to give you a big thumbs up
    for the excellent information you have got right here
    on this post. I am coming back to your site
    for more soon.

    My web blog architects

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por sua visita e comentário.
Sempre respondo no post.

Ana Carla Araujo
arqteturas@gmail.com


Obs.:
- Todos os comentários moderados;
- Se quiser deixar sua URL/site/blog comente usando opção OpenID;