quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Reciclagem

Alguns produtos e embalagens recicláveis já possuem o símbolo de reciclagem para facilitar na hora de saber o que vai ou não para a coleta seletiva:





Importante: mesmo que o produto não contenha o símbolo de reciclagem ele pode ser reciclável.
É importante saber que tipos de material estarão sendo recolhidos e encaminhados, qual a forma de armazenamento e qual a quantidade mínima a ser destinada à cooperativa/empresa. Pode-se começar com apenas alguns tipos de materiais e ampliar gradativamente.
Em se tratando de um condomínio, escola ou empresa é importante haver uma pessoa ou grupo responsável pela coordenação do programa de coleta seletiva. É fundamental fazer a divulgação explícita e permanente dos preços obtidos com a venda dos materiais e das quantidades coletadas por tipo de material.

Como separar
Para a separação do material, basta ter em casa dois recipientes: um para o lixo úmido e rejeitos a serem recolhidos pela Companhia de Limpeza da Cidade e outro recipiente para o lixo seco: plástico, metal, vidro e papel, todos devidamente lavados e/ou limpos e secos.
No caso de condomínios, escolas ou empresas, pode-se aumentar o número de recipientes destinados à coleta seletiva, identificando-os por cores e tipos de material:
PAPEL
VIDRO
METAL
PLÁSTICO
ORGÂNICO
REJEITO
  • Azul - Papel;
  • Verde - Vidro;
  • Amarelo - Metal;
  • Vermelho – plástico;
  • Marrom – Orgânico;
  • Cinza – Material sujo e que não serve para a reciclagem.
É importante estabelecer um local prático e de fácil acesso para a colocação desses recipientes. Procure saber se existem na região grupos de catadores, sucateiros, ferros-velhos (geralmente eles só pegam grandes quantidades de material), ou iniciativas comunitárias e de organizações não-governamentais. Clique aqui para procurar em sua cidade quem recebe os materiais.
Materia retirada do site Recicloteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada por sua visita e comentário.
Sempre respondo no post.

Ana Carla Araujo
arqteturas@gmail.com


Obs.:
- Todos os comentários moderados;
- Se quiser deixar sua URL/site/blog comente usando opção OpenID;