Arquitetura Barroca

Catedral de Santiago de Compostela - Espanha


"No final do século XVI surgiu na Itália uma nova expressão artística, que se contrapunha ao Maneirismo e as características remanescentes do Renascimento. O Barroco (palavra cujo significado tanto pode ser pérola irregular quanto mau gosto) pode ser considerado como uma forma de arte emocional e sensual, ao mesmo tempo em que se caracteriza pela monumentalidade das dimensões, opulência das formas e excesso de ornamentação."
Resenha  do Historia na Net

 
  Igreja de São Francisco - Em João Pessoa

"O estilo Barroco enraizou-se no Brasil com certo atraso em relação à Europa e foi esse descompasso, que se perpetuou por toda sua trajetória, que ajudou a misturar elementos estilísticos que se desenvolviam localmente com outros que vinham do exterior, o que resultou num estilo absolutamente encantador. Temos que nos lembrar que não foi só na Arquitetura que o Barroco se instalou, na Literatura e na Música também. Os religiosos, muitos deles literatos, arquitetos, pintores e escultores, oriundos de diversos países europeus, alguns tendo tido contacto com o Oriente, muito contribuiram para nossa formação cultural. "

Resenha e foto do Blog do Noblat 

Confesso que não sou muito fã de Barroco, é tudo muito carregado e "dramático" lembra muito teatro é tudo normalmente muito cênico, quando criança não entendia porque não gostava de certas edificações (casas e prédios) e algumas imagens (de igrejas ou não), hoje sei que eram de estilo barroco, elas parecem vivas. 

Comentários