Palácio Capanema

fotos web reprodução

"O Palácio Capanema é um dos primeiros exemplares da arquitetura moderna no Brasil. O projeto inspirado por Le Corbuisier, era liderado por Lúcio Costa e contava com uma equipe de jovens arquitetos composta por Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Jorge Moreira, Affonso Eduardo Reidy e Ernani Vasconcellos. É conhecido como o prédio do MEC, pois funcionou como sede do Ministério de Educação e Cultura. Na transferência da capital para a Brasília o nome mudou para Palácio da Cultura. O nome atual (desde 1985) é uma homenagem ao ministro que, na época, ordenou sua construção."


"Escolha dos materiais da construção foi também bastante arrojada: ferro e concreto, combinação de gnaisse e painéis de azulejos. Foram usados mármore de lioz, tijolo de vidro inglês misturado com mármore amarelo. Possui amplo jardim externo e jardim suspenso, projetados por Roberto Burle Marx. Os azulejos são obra de Cândido Portinari, há importantes peças de escultura de Celso Antônio na escada de Lipschitz, na parede externa do auditório e de Alfredo Ceschiatti nos jardins. Há também obras de Guignard e Pancetti."
Resenha site Riotur

 Candido Portinari

"O Prédio foi um dos primeiros prédios construídos conforme a cartilha Modernista - rigorosa aplicação, em grande escala, dos cinco pontos da arquitetura postulados por Le Corbusier: planta livre, fachada livre, pilotis, teto-jardim e aberturas horizontais. Tombado há 55 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o edifício foi construído entre 1936 e 1945"

Burle Marx
 Fotos e resenha do Site Min.da Cultura - Letícia Alcântara

O palácio foi o marco e mais importante construção Modernista, na Veja Rio dessa semana a noticia é que o prédio será reformado, louvavel, ele é uma obra de arte em um todo, merece ser recuperado, nomes importantes tem sua história por aquelas paredes, croquis e afins. Mas pelo o que entendi existe um dilema pois em uma reportagem no globo on-line isso tudo parece estranho clique aqui e leia mais sobre o assunto.

Comentários

  1. Oi Ana, fiquei realmente feliz com o seu recadinho lá no blog. Que delícia conhecer gente nova, com novas idéias. Adorei o seu espaço e já estou seguindo. Espero que a gente ainda troque muitas histórias boas. Ah! Você me perguntou sobre frete, para o Rio o sedex fica em R$ 15,50, mas posso mandar por carta registrada que fica em R$ 7 e demora mais ou menos uma semana para chegar. Estou te esperando de novo lá na minha casinha virtual. Seja sempre muito bem-vinda!!!! Beijos da Carol www.espacocaridad.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lindo nao? Preciso conhecer... esta parede do Portinari deve ser de tirar o folego! Bjs

    ResponderExcluir
  3. O Palácio é digno de admiração, de fato. Mas, como todas as obras do Niemeyer, o espaço interno geralmente é ruim. Não houve planejamento sob o ponto de vista "eu poderia trabalhar aqui, passar 8h aqui". Exemplo: não se pode colocar aparelho de ar condicionado, pois fere o planejamento da fachada. No entanto, há vidro em ambos os lados do edifício. E ele se localiza no RJ!!! É como viver num aquário/estufa numa cidade tropical.

    Após trabalhar 5 anos naquele local, toda a beleza da fachada (e o orgulho de se trabalho num marco arquitetônico nacional) se esvaiu no inferno de papéis voando pela necessidade de janelas abertas. E cupins (o mobiliário também é tombado!). É o fim da picada. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Imagino o seu "sufoco" um dos meus professores trabalha ou trabalhou lá, e lembro desse comentário.
    Se eu fizer um comentário desses pela faculdade acho que poderiam me linchar... mas concordo com vc, e também lamento, pois nada pode se fazer com relação a isso é uma pena mesmo.
    Obrigada pela visita, gosto muito de criticas construtivas, apareça sempre que quiser,vc não deixou seu nome, otima semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!
Obrigada por sua visita e comentário.
Sempre respondo no post.

Ana Carla Araujo
arqteturas@gmail.com

Obs.:
- Todos os comentários moderados;
- Se quiser deixar sua URL/site/blog comente usando opção OpenID;