Parque das Ruínas

  foto web

"O Parque das Ruínas se torna um belíssimo mirante que deixa o Rio de Janeiro aos seus pés. De lá, tem-se uma visão extraordinária do centro da cidade e de toda a orla do Rio – desde o Aeroporto Santos Dumont até a Urca. Logo abaixo estão os Arcos da Lapa. Aberto ao público, o Parque foi o que restou do Palacete Murtinho Nobre, onde morou Laurinda Santos Lobo. A casa foi um dos pontos mais efervescentes da vida cultural carioca durante muitos anos, até a morte da anfitriã, em 1946. A Prefeitura fez renascer das ruínas a cultura que ali existiu. O parque abriga uma sala de exposições, auditório e cafeteria, garantindo conforto a shows musicais, happy hours e leitura de textos literários. Nas áreas ao ar livre se destacam concorridos shows e uma programação especial para as crianças nos finais de semana. Com três andares, a casa chama atenção também por sua arquitetura e estilo - tijolos aparentes combinados harmoniosamente com estruturas metálicas e de vidro."
 Resenha site Rio Tour

 foto web

"O casarão foi erguido entre 1898 e 1902, e pertenceu a Laurinda Santos Lobo, nome dos mais importantes na sociedade carioca. Na época áurea, entre os anos de 1920 e 1946, o lugar era cenário de festas e eventos culturais concorridos. Laurinda Santos Lobo reunia intelectuais e artistas no palacete, em encontros dos mais concorridos entre os cariocas. Depois, abandonado, o lugar foi invadido, saqueado e ocupado por mendigos e traficantes. Em 1993, começou a ser restaurado pela prefeitura, até ser inaugurado em 1997 sob o nome de Parque das Ruínas"
 Resenha  Skyscrapercity

foto acervo pessoal

Quando estive lá estava acontecendo uma exposição, a casa estava toda "ornamentada" por ela, tinha um conceito que não entendi bem mas era super diferente, materiais reciclavéis que formavam "histórias". Tem um Café chamado Café das Ruínas, simples mas com o cardápio charmoso. Fiquei encantada pelo lugar, visual deslumbrante da pra ficar de papo e tomando um suco ou café tranquilamente.

Comentários

  1. Adorei a dica, vou tentar conhecer!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Le
    Vale muito a pena, visual, esse café, lugar fresco. Sta Teresa tem muitos lugares bons para conhecer
    bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!
Obrigada por sua visita e comentário.
Sempre respondo no post.

Ana Carla Araujo
arqteturas@gmail.com

Obs.:
- Todos os comentários moderados;
- Se quiser deixar sua URL/site/blog comente usando opção OpenID;