Conhece esse simbolo?


Não vejo mais novela, mas o pouco do que consigo assistir, me deixa realmente feliz  que os autores coloquem várias situações que nos fazem pensar em rede "ultra" nacional e até internacional,  fala-se muito da personagem de Alinne Moraes a  Luciana de Viver a Vida. O importante é difundir e o simbolo é muito visto por ai, especialmente em estacionamentos, banheiros, carros e onibus. É um simbolo internacional,  determina um espaço especifico para pessoas conhecidas como portadoras de "necessidades especiais". 

Gostei muito dessa simples e clara descrição do site Web para todos :
"A acessibilidade é tornar as coisas acessíveis para qualquer pessoa com algum tipo de limitação temporária ou permanente. Imagine como seria a vida de pessoas com deficiência se não tivéssemos departamentos responsáveis pela acessibilidade na arquitetura e do urbanismo de nossa cidade, pois em locais onde há escada também deve haver rampa de acesso, o posicionamento de postes, árvores e telefones públicos... "

No Wikipedia sobre Arquitetura:
"E na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população..." 


Todas as obras novas tem por lei e (Decreto-Lei 5296-2004 e pelas normas técnicas NBR 9050-2004  da  ABNT) obrigatoriedade de rampa e corrimão, predios comerciais ou residenciais de um banheiro especifico com espaço minimo de raio de setenta e cinco centimetros livres para o giro da cadeira de rodas, os elevadores novos já são adaptados e não so aos cadeirantes, mas para os deficientes auditivos e visuais. É uma lista bem grande e detalhada de exigências, aqui so comentei do que mais chama atenção aos olhos "despreparados". Se vc quiser conhecer a Norma Brasileira é so clicar aqui ou diretamente o link da ABNT e aqui a Lei da Acessibilidade. Importante respeitar esse simbolo de inclusão, preconceito não está com nada.

Bjos

Comentários

  1. Falou e disse! Sem acessibilidade não dá!!! É uma questão de consciência e humanidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!
Obrigada por sua visita e comentário.
Sempre respondo no post.

Ana Carla Araujo
arqteturas@gmail.com

Obs.:
- Todos os comentários moderados;
- Se quiser deixar sua URL/site/blog comente usando opção OpenID;