Rio Antigo - Alto da Boa Vista

 
Antes Bucólica

"No dia 12 de Outubro de 1903, foi inaugurado o belo jardim do então largo da Boa Vista (hoje Praça Afonso Vizeu), no Alto da Tijuca, com 1.500 metros quadrados - Magnólias, camélias, cravinas e roseiras são os seus principais adornos. Este espaço urbano é antigo na região; já aparece em antigos mapas como Praça do Alto da Boa Vista (1870). Construiu-se no centro um pavilhão para música e, a um lado, pequeno restaurante estilo norueguês. "
Resenha e foto por Antolog - via Flick

 Hoje parada nos anos 70

Uma foto de 1980 praticamente no fim de nossa linha do tempo, a que nesse flog pretendemos alcançar, vemos aqui a pracinha do Alto da Boa Vista, chamada de praça Afonso Vizeu. O urbanismo da praça ainda permanece os mesmo dos anos 20, o quiosque embora bastante modificado com acréscimos de vidro dos anos 70 ainda mantém sua cobertura original, bem como as velhas luminárias ainda no local de origem.... "Nos anos 40 pensou-se em criar um restaurante com instalações definitivas na praça, Afonso Reidy chegou inclusive a fazer um completo projeto, de um bar modernista, mas como vários de seus projetos realizados para PDF, pois ele era arquiteto concursado, não foi realizado"
Resenha e foto do site Foi um Rio que passou

Fiquei sem palavras por ter encontrado essa foto da famosa Praçinha do Alto, passei por lá uma vez a uns 23 anos atrás quando na epoca a onda era ficar andando por ali, indo e vindo entre aqueles famosos, estranhos  e "carinhosamente" chamados pés sujos. Gosto muito daquela area, moraria ali na maior felicidade, parece uma cidade do interior e ao lado da entrada da Floresta da Tijuca..... precisa dizer mais alguma coisa?

Comentários