segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ladrilho Hidráulico



"De origem bizantina, esse piso foi difundido na França, Itália, Espanha e Bélgica com o surgimento do cimento Portland, em 1824, quando passou a ser usado para decorar as mansões da nobreza. Presença constante em palácios europeus no século XIX, o ladrilho hidraulico foi moda por aqui na época da imigração italiana nos anos 20."
Resenha site Obra Vip

"Encontram-se  também citações de um produto utilizado para pisos e paredes na época Moura  muito semelhante ao processo de fabricação do ladrilho hidráulico. No início do século XX o ladrilho hidráulico ganhou sua notoriedade, principalmente nas regiões do mediterrâneo devido aos movimenos do modernismo na Espanha, art Nouveau na França e outros, que por sua grande possibilidade decorativa acabou conquistando renomados arquitetos e grandes artistas, como Cadafalch e Gaudi."
Resenha Site Br Imperial
Os ladrilhos hidráulicos  também eram (e são) usados em decoração, um exemplo muito comum é  o piso da escada com desenho simétrico daquela casa antiga da vovó. Aqui no Rio de Janeiro na Rua General Caldwell no Centro da cidade pode-se encomendar qualquer tipo de padronagem, não é um serviço barato. O trabalho final fica perfeito, mas não tem o glamour dos "verdadeiros" que são retirados das casinhas do século passado.  Sou suspeita pois gosto dessa vibe antiga na decoração. Se você nunca viu e quiser conhecer uma dica aqui no RJ é  a rede de café bistro Cafeína,  todas as lojas são em material de demolição e azulejo hidráulico.

4 comentários:

  1. Sempre que visito cidades européias fico admiradando, em palácios, museus e etc, esses ladrinhos e não sabia que se chamavam ladrilhos hidráulicos.
    Uma ótima semana para vc.

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Kinha
    Eles são belos e rusticos, adoro.
    Obrigada por sua visita
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Ola!!! acho q esse tipo de material é para o cliente que realmente de valor! eles sao lindos e merecem um destaque quando usado! Aquela 1° foto esta divina!!!

    ResponderExcluir
  4. Deise
    Concordo com você, sempre fico enlouquecida quando entro em lugares em que estejam expostos ou na arquitetura.
    Bjo

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por sua visita e comentário.
Sempre respondo no post.

Ana Carla Araujo
arqteturas@gmail.com


Obs.:
- Todos os comentários moderados;
- Se quiser deixar sua URL/site/blog comente usando opção OpenID;