Ladrilho Hidráulico



"De origem bizantina, esse piso foi difundido na França, Itália, Espanha e Bélgica com o surgimento do cimento Portland, em 1824, quando passou a ser usado para decorar as mansões da nobreza. Presença constante em palácios europeus no século XIX, o ladrilho hidraulico foi moda por aqui na época da imigração italiana nos anos 20."
Resenha site Obra Vip

"Encontram-se  também citações de um produto utilizado para pisos e paredes na época Moura  muito semelhante ao processo de fabricação do ladrilho hidráulico. No início do século XX o ladrilho hidráulico ganhou sua notoriedade, principalmente nas regiões do mediterrâneo devido aos movimenos do modernismo na Espanha, art Nouveau na França e outros, que por sua grande possibilidade decorativa acabou conquistando renomados arquitetos e grandes artistas, como Cadafalch e Gaudi."
Resenha Site Br Imperial
Os ladrilhos hidráulicos  também eram (e são) usados em decoração, um exemplo muito comum é  o piso da escada com desenho simétrico daquela casa antiga da vovó. Aqui no Rio de Janeiro na Rua General Caldwell no Centro da cidade pode-se encomendar qualquer tipo de padronagem, não é um serviço barato. O trabalho final fica perfeito, mas não tem o glamour dos "verdadeiros" que são retirados das casinhas do século passado.  Sou suspeita pois gosto dessa vibe antiga na decoração. Se você nunca viu e quiser conhecer uma dica aqui no RJ é  a rede de café bistro Cafeína,  todas as lojas são em material de demolição e azulejo hidráulico.

Comentários

  1. Sempre que visito cidades européias fico admiradando, em palácios, museus e etc, esses ladrinhos e não sabia que se chamavam ladrilhos hidráulicos.
    Uma ótima semana para vc.

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Kinha
    Eles são belos e rusticos, adoro.
    Obrigada por sua visita
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Ola!!! acho q esse tipo de material é para o cliente que realmente de valor! eles sao lindos e merecem um destaque quando usado! Aquela 1° foto esta divina!!!

    ResponderExcluir
  4. Deise
    Concordo com você, sempre fico enlouquecida quando entro em lugares em que estejam expostos ou na arquitetura.
    Bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!
Obrigada por sua visita e comentário.
Sempre respondo no post.

Ana Carla Araujo
arqteturas@gmail.com

Obs.:
- Todos os comentários moderados;
- Se quiser deixar sua URL/site/blog comente usando opção OpenID;