segunda-feira, 10 de maio de 2010

Arquitetura Gótica

Abadia de Saint-Denis - foto picasa
A primeira realização da arquitetura gótica

"A arquitetura gótica nasceu na França, no gótico aparece o arcobotante, que possibilitou a grande altura de algumas catedrais góticas. Uma de suas características mais marcantes é a ogiva, mesmo suas abóbadas são ogivais. Suas catedrais são decoradas com motivos da flora e da fauna e com monstros (gárgulas). "
 
Notre-Dame de Paris - foto e resenha do blog  Suma Teológica

"Ninguém pode furtar-se a sentir a poderosa sugestão que se desprende das linhas em ascensão vertical, a penetração e o envolvimento da luminosidade. Ao contrário da basílica romana, curvada sobre o chão, fortemente concentrada em si mesma e apoiada nas suas bases, a catedral gótica é um edifício ereto, uma igreja de pé."

 
Foto Rio e Cultura  Ilha Fiscal - RJ - Palacete Neo-Gótico

"O Palacete é famoso pela admirávelqualidade dos seus vitrôs e a construção em pedra talhada"
   Leia mais sobre a Ilha aqui

Capela Sainte-Chapelle - Paris - Foto blog Múltiplos Estilos

"Sobre os vitrais, a técnica gótica chama com veemência a luz e entrega-lhe todo o edifício para que o atravesse e ali se estabeleça." Os vitrais são normalmente coloridos que filtram a luminosidade para o interior" 
Sinto respeito pela arquitetura Gótica e não sei explicar porque, essa atmosfera que considero exótica me dá medo e atrai ao mesmo tempo. Em outro post que falei sobre Gaudi, tem outro exemplo inspirado no Gótico. Uma observação a ser feita; sempre que falasse em estilo em arquitetura, as igrejas são o grande marco nessa expressão, pois eram as edificações mais importantes de todas essas epocas. Obviamente que existem casas com influencia Neo-Goticas ou Goticas pelo mundo assim como nos outros estilos.
Mais sobre Gótico aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada por sua visita e comentário.
Sempre respondo no post.

Ana Carla Araujo
arqteturas@gmail.com


Obs.:
- Todos os comentários moderados;
- Se quiser deixar sua URL/site/blog comente usando opção OpenID;