Art Deco

Coroa de aço inoxidável que brilha soberana no céu de Manhattan, 
é um dos prédios mais belos e famosos de Nova York

"O termo art déco, de origem francesa (abreviação de arts décoratifs), refere-se a um estilo decorativo que se afirma nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração etc.) e arquitetura no entreguerras europeu. O marco em que o "estilo anos 20" passa a ser pensado e nomeado é a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris em 1925. O art déco liga-se na origem ao art nouveau. Derivado da tradição de arte aplicada que remete à Inglaterra e ao Arts and Crafts Movement, o art nouveau explora as linhas sinuosas e assimétricas tendo como motivos fundamentais as formas vegetais e os ornamentos florais. O padrão decorativo art déco segue outra direção: predominam as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato. Entre os motivos mais explorados estão os animais e as formas femininas. Nesse sentido, é possível afirmar que o estilo "clean e puro" art déco dirige-se ao moderno e às vanguardas do começo do século XX, beneficiando-se de suas contribuições. O cubismo, a abstração geométrica, o construtivismo e o futurismo deixam suas marcas na variada produção inscrita sob o "estilo 1925". O vocabulário moderno e modernista combina-se nos objetos e construções art déco com contribuições das artes hindu, asteca, egípcia e oriental, com inspiração no balé russo de Diaguilev, no Esprit Nouveau de Le Courbusier (1887 - 1965) e com a reafirmação do "bom gosto" estabelecido pela Companhia de Arte Francesa (1918)."

Foto site Eu decoro

 Foto Luis Gomes retirada Casa
Cristo Redentor -  foto blog Sembilan

A descrição do Itau Cultural é muito boa e esclarecedora, ja tinha falado sobre Art Noveau, o Art Déco também foi um movimento internacional de design que influenciou  a arquitetura, pintura, arte, moda, cinema. entre outros. Os principais acervos Art Déco no Brasil concentram-se em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. A primeira foto é o edifício Chrysler, famoso e pode ser visto em vários filmes como  em Sintonia de Amor (Sleepless in Seattle - 1993). As imagens mostrando o guarda corpo(mureta/corrimão) e a poltrona são a influência na arquitetura e design de moveis. O Cristo redentor é a maior estátua no estilo do mundo.  A moda está mais do que influenciada  pelo estilo nas ultimas temporadas. O Art Déco foi um movimento meramente decorativo e foi visto como um estilo elegante, funcional e ultra moderno. Como tenho certa paixão por arte não seria diferente com a Déco, a desconstrução da forma é interessante e atual. Leia mais sobre, aquiaqui e aqui.  Em 2011 o Rio de Janeiro realizará o congresso Mundial de Art Déco no mês de Julho.

Comentários

  1. Oi linda, blog também é arte e cultura né?Adoro!!Ana passei para agradecer o carinho, fiquei muito feliz, estou recomeçando graças a vocês viu?Bjs querida, vc é muito fofa,Va.

    ResponderExcluir
  2. Oi Va
    Com certeza, gosto de colocar um pouco disso por aqui também.
    Boa sorte com certeza vai voltar tudo ao normal e melhor!!!
    bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!
Obrigada por sua visita e comentário.
Sempre respondo no post.

Ana Carla Araujo
arqteturas@gmail.com

Obs.:
- Todos os comentários moderados;
- Se quiser deixar sua URL/site/blog comente usando opção OpenID;