RIO por Anderson Thives

imagem de divulgação

E amanhã tem vernissage! Querido Anderson abre as portas do Galeria Café em Ipanema com sua nova mostra, a RIO. Dez imagens que juntas formam um grande painel do cotidiano do nossa cidade. Coquetel de abertura das 20:30h às 23h e após esse horário os convidados estão convidados para a festa que acontecerá no local. Segue o release que conta um pouco do processo de criação.

"RIO, ou Relações Interpessoais Oníricas, a nova mostra de Anderson Thives, retrata cenas do cotidiano dos cariocas, exaltando o belo da cidade, a vida como espetáculo, a estetização do corpo e os embates da identidade humana. Essa conexão feita por duas ou mais pessoas em um mesmo círculo, podendo ser familiar, profissional, de amizade, entre vizinhos, e muito mais, reflete a forma que os indivíduos se tratam e se relacionam, bem como a qualidade dessas relações. 
O Onirismo presente nas cenas faz referência ao que os personagens que estariam interagindo ou não, estariam pensando ou até sonhando, relativo às suas fantasias que não pertencem ao chamado “mundo real”. Alguns nus e jogos esquemáticos para expor as ambigüidades do indivíduo, porém sutis e devido a isso, mais substanciais. Em todas as obras, situadas em pontos turísticos do Rio, significadas sempre por duas pessoas, que juntas parecem estar na mesma cena, mas que isoladas são únicas, o artista trata da complexidade do relacionamento humano atual, principalmente em uma cidade tão intensa como o Rio de Janeiro. Estariam elas mesmas interagindo? Ou a falta de contato humano numa era tão tecnológica as faz serem indiferentes entre si, nesse momento de interação¬ e o fato de que em todas as obras há alguém que você não o vê por completo, também significaria que não conhecemos ninguém por absoluto e que ninguém mostra ser o que é de verdade numa espécie de diluição do humano, na ausência de limites na ligação com o todo? Questões do mundo moderno, retratadas em dez obras que juntas formam um grande painel parecendo ser uma coisa só, mas que separados mostram sua singularidade. Os meninos de Ipanema, As garotas do flamengo, Os desconhecidos da Lapa, As vizinhas de Copacabana, entre outros, estão a mostra, porém sendo todos desse nosso grande e tão amado “Rio”."
                                                           
Um pouco sobre o artista
"Anderson Thives, é um dos únicos artistas brasileiros a trabalhar exclusivamente com colagem, em uma técnica que consiste em juntar milhares de quadrados de papel (em torno de cinco mil recortes por metro quadrado) nas mais variadas cores, tons e tamanhos, retirados de revistas e catálogos para formar as imagens. Com uma grande influência da POP ART, além de artistas como Pablo Picasso, Andy Warhol, Tom Welsseman e Richard Hamilton, mas com seu estilo e seu gosto pela cultura das imagens, específica, direta e fácil de assimilar, o artista retrata através de suas colagens toda sensibilidade, expressão e impacto formado por uma técnica pouco convencional.
Suas obras, sempre coloridas, alegres e vibrantes, podem ser vistas em diversos museus e galerias do Mundo todo, pois também é representado pela Abraham Art, situada na Holanda e uma das maiores distribuidoras de galerias do Mundo.
Em Paris, onde depois de trabalhar com duas renomadas galerias da cidade luz e fazer a maior art fair na Bastille, em 2015 o artista fixou uma nova galeria que leva seu nome, em Rueil-Malmaison, situada ao lado do Jóquei Clube de Paris. Nos Estados Unidos, fez exibições em San Francisco e Nova York, com grande sucesso, e desde 2016 faz parte do coletivo GAB Gallery, em Wynwood District. Entre seus célebres clientes, estão o empresário Eike Batista, os escritores de novelas Cristianne Fridman e Rui Vilhena, as atrizes Cláudia Raia, Juliana Paes, Lilia Cabral, Regina Duarte, Deborah Secco, Claudia Abreu, Letícia Spiller, Carol Castro, Emanuelle Araújo, Viviane Pasmanter, Leandra Leal, Paloma Bernardi, a socialite Narcisa Tamborindeguy, o músico Tico Santa Cruz, passando pelas cantoras brasileiras, Ivete Sangalo, Anitta, Vanessa Da Mata, Preta Gil e Ana Carolina, o cantor sirio-Libanês Mika, a Pop star Madonna, e mais recentemente, Mark Zuckemberg, criador do facebook, entre outros."

ONDE:
- GALERIA CAFÉ -
Rua Teixeira de Melo, 31 – Ipanema – Rio de Janeiro

Ana Carla


Comentários